top of page

História da Cidade

              O município de Caparaó situa-se na Zona da Mata e integra a microrregião Vertente Ocidental do Caparaó.

Os aspecto geral de seu território é montanhoso. A área do Parque Nacional do Caparaó abrange o município e nele está localizado o Pico da Bandeira, o ponto mais alto de Minas Gerais, com 2.890 metros. A sede municipal fica situada a 814 metros de altitude. O município estabelece limites com os municípios mineiros de Alto Caparaó, Espera Feliz, Divino, Alto Jequitibá, Luizburgo e com o estado do Espírito Santo.

A vegetação e fauna são preservadas pelo parque, que ainda mantém o equilíbrio ecológico de toda a região. A criação do Parque Nacional do Caparaó, conhecido no Brasil e exterior, deu ao município enorme impulso no setor do turismo.

A 351 Km de Belo Horizonte, capital do estado, compreende uma área de 135.832 Km², com a população estimada em 4533 habitantes.

 

Emancipação política.

 

               O distrito de Caparaó foi criado pelo Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938. Em 30 de dezembro de 1962, através da Lei nº 2764. foi criado o município desmembrando do município de Espera Feliz. A instalação do Município aconteceu em 1º de março de 1963, data em que é comemorado, com grande festividade, o aniversário da cidade.

 

Extraído do Dicionário Escolar com a História do Municipal

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

 

               O surgimento do município de Caparaó teve relação direta com atos da família imperial brasileira por volta da metade do século XIX. Naquela época, o imperador Dom Pedro II enviou uma expedição para subir o então pico mais alto do Brasil e lá hastear uma bandeira.

              Concluída a tarefa, a imperatriz, Leopoldina intercedeu junto ao monarca para que as terras fossem doadas a seu cunhado, Antônio Dutra. Surgia ali o embrião de um dos belos municípios da Zona da Mata mineira e de Serra do Caparaó.

 Antônio foi beneficiado pela nobreza, mas levou o progresso e a geração de riquezas para a localidade, iniciando a cultura cafeeira na região e atraindo a estrada de ferro até o futuro município de Caparaó.

               Na sede e interior da cidade encontram-se algumas heranças deste crescimento, como a própria fazenda do Dutra (hoje dos Grimaldi), onde vê-se as ruínas de uma igreja construída sob sua determinação.

A cadeia Pública, a Câmara, a usina hidrelétrica, antiga Estação Ferroviária e a caixa d'água da Leopoldina também fazem parte do Patrimônio.

 

Extraído da Revista Guia Estrada de 2005 "Caparaó Mineiro"

bottom of page